Histórico do Núcleo de Tecnologia 
Educacional

O Brasil em 1997, por meio do Ministério da Educação (MEC) mediante a Portaria nº 522, de 09/04/1997, Art. 1º, criou o Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO), com a finalidade de disseminar o uso pedagógico das tecnologias de informática e telecomunicações nas escolas públicas de ensino fundamental e médio pertencentes às redes estadual e municipal (BRASIL, 1997, p. 1)[1].
Assim, para consecução da finalidade do Programa, o MEC formulou as diretrizes do PROINFO com o intuito de orientar a implantação das ações pedagógicas concernentes a estrutura física, aquisição de equipamentos e formação inicial e continuada de profissionais que atuarão no núcleo de tecnologia educacional (NTE) (BRASIL, 1997, p. 8)[2].
Dessa maneira, o MEC firmou parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação para que as escolas estaduais e municipais aderissem ao Programa e criassem os NTE, concebidas como:

[...] estruturas descentralizadas de apoio ao processo de informatização das escolas, responsáveis pelas seguintes ações:
 • sensibilização e motivação das escolas para incorporação da tecnologia de informação e comunicação;
• apoio ao processo de planejamento tecnológico das escolas para aderirem ao projeto estadual de informática na educação;
• capacitação e reciclagem dos professores e das equipes administrativas das escolas;
• realização de cursos especializados para as equipes de suporte técnico;
• apoio (help-desk) para resolução de problemas técnicos decorrentes do uso do computador nas escolas;
• assessoria pedagógica para uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem;
• acompanhamento e avaliação local do processo de informatização das escolas (BRASIL, 1997, p. 8).


A partir da adesão das secretarias estaduais e municipais, o MEC iniciou o processo de homologação dos núcleos nos municípios com vistas a implantação das ações pedagógicas da utilização das tecnologias nos processos de ensino e de aprendizagem. Assim, em 2007 implantou-se em Corumbá, o NTE, gerido pelo governo do estado em parceria com o município que teve como contrapartida, a cedência de profissionais para integrar a equipe de professores formadores que iriam multiplicar os conhecimentos de informática educativa para os professores da rede municipal de ensino (REME).
No ano de 2010, o município de Corumbá teve seu NTE homologado pelo MEC e recebeu um Kit com 23 (vinte e três) computadores do pregão FNDE 83/2008 gerido pelo MEC/SEED Proinfo urbano, 1 (um) Kit Rural 2010, 1 (um) Projetor Proinfo, e no ano de 2012 foi implatado o Programa Banda Larga na Escola (PBLE) contemplando o NTEC e as unidades escolares com um linha telefônica instalada pela operadora OI.
Desse modo, o NTEC tem atendido especificamente a REME com as formações inicial e continuada mediante cursos e/ou oficinas voltadas para a integração das TIC nas atividades escolares e na prática docente.



[1] Cf. Portaria nº 522, de 09/04/1997. Disponível em:< http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001167.pdf>. Acesso em: 22 jan. 2019.
[2] Cf. Diretrizes do PROINFO. 1997. Disponível em:< http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001166.pdf>. Acesso em: 22 jan. 2019.